- Começo /
- Catálogos e Recursos
Catálogos e Recursos
-
Catálogos
-
Vídeos
-
BIM
-
imprensa
-
Glossario
-
STONEPANEL® INFERCOA
-
STONEPANEL® SAINT YRIEIX
-
STONEPANEL® SYLVESTRE
-
STONEPANEL® MULTICOLOR
-
STONEPANEL® LAJA MULTICOLOR
-
STONEPANEL® LAJA JET DARK
-
Tipos de pedra natural
Arenito
Rocha sedimentar de cor variável, formada por fragmentos de quartzo durante muitos anos debaixo da superfície de oceanos, lagos e rios. Brilhante a acetinada, esta pedra natural pode ser cortada e polida para utilização em interiores e exteriores.
Calcário
Rocha sedimentar formada em águas marinhas quentes e pouco profundas. A sua textura contém fragmentos de fósseis e riscas de cor. Pode ser utilizada em revestimentos interiores e exteriores.
Filito
Rocha metamórfica, entre a ardósia e o xisto. O seu brilho acetinado e a superfície ondulada tornam-no perfeito para projetos de decoração.
Gneisse
Rocha metamórfica de granulação grossa, composta pelos mesmos minerais que o granito (quartzo, feldspato e mica), mas com uma orientação definida em camadas alternadas de minerais claros e escuros. Tem uma utilização mais alargada em exteriores do que em interiores.
Granito
Rocha de natureza ígnea, compacta e dura, formada por quartzo, feldspato e mica. A sua aparência manchada e brilhante, assim como a dureza e durabilidade, fazem dela um material de construção e decoração.
Mármore
Rocha de origem metamórfica, constituída por calcita e dolomita. A sua textura compacta e cristalina, com veios de cores distintas, fazem desta uma pedra muito utilizada na construção e decoração.
Quartzito
Rocha metamórfica formada exclusivamente por grãos de quartzo, de cor esbranquiçada. A sua dureza e resistência facilitam a utilização na arquitetura e na decoração.
Travertino
Rocha sedimentar porosa de cor creme, formada por depósitos de carbonato de cálcio, utilizada com frequência como pedra ornamental na construção, tanto no exterior como no interior.
-
Acabamentos
Envelhecimento
Processo caracterizado pelo desgaste da superfície da pedra mediante vibração contínua. Embora existam diferentes métodos para obter este acabamento, todos produzem uma superfície claramente desgastada, que simula o passar do tempo sobre o material.
Escafilada
Realizado comferramentas tradicionais, fazendo saltar fragmentos de pedra mediante golpes controlados. Confere à pedra uma aparência rústica com relevos e irregularidades.
Flameado
Obtém-se mediante a aplicação direta da chama de um bico, ou similar, a altas temperaturas sobre a superfície da pedra. Produz uma rugosidade fina, de aspeto vitrificado e confere ao material a proteção para instalação no exterior.
Jateamento
Processo semelhante ao abujardado. O acabamento areado obtém-se disparando repetidamente areia de sílica contra o material, com uma pistola de ar. Cria rugosidades milimétricas pouco profundas, que fazem sobressair a cor da pedra.
Natural
Comercializa-se a pedra tal como é extraída da pedreira, depois de cortada no formato desejado. O aspeto final depende das características do material e da sua exploração.
Picotado
Também conhecido como lavrado, obtém-se golpeando a pedra, de forma manual ou mecanicamente com a bujarda, um martelo dentado em aço. Cria rugosidades de tamanho variável, de acordo com o método utilizado, repartidas uniformemente sobre a superfície do material trabalhado.
Polimento
Obtido através de um processo de abrasão por máquinas de polimento ou polidoras de braço articulado, sem chegar a obter brilho. Pode aplicar-se em todas as pedras para conseguir uma superfície lisa, mate e um pouco escura.
Polimento
Tratamento mediante materiais abrasivos de granulometria cada vez mais fina. Consegue uma superfície brilhante, com porosidade quase nula, ao mesmo tempo que proporciona à pedra resistência ao ataque por agentes externos. Sobressai a cor e as propriedades da pedra. Não recomendado para pavimentos exteriores, devido ao risco de derrapagem.
Serrado
Produz-se ao “serrar” a pedra com um disco de dentes diamantados oulâminas de aço. Obtém-se uma superfície algo rugosa e áspera, com ligeiros sulcos e ondulações. Confere à pedra claridade e tonalidades mate.
Tamboreamento
Também designado acabamento tamboreado, trata-se de um processo de envelhecimento com determinadas características. O produto é introduzido numa máquina de vibração, com pedras de maior resistência, que desgastam completamente o mosaico. Produz pedras de aspeto desgastado em ambos os lados e nos cantos.
-
Formatos
Bloco
Pedra ou bloco retangular, usado na construção de pavimentos. Os materiais mais utilizados para a sua construção são o granito e o basalto, pela sua resistência e dureza.
Mesa
Peça de formato retangular, que se obtém mediante o corte do bloco com lâminas ou fios de diamante. As medidas comerciais variam de acordo com as características do material e a sua proveniência.
Mosaico
Laje ou mosaico de pedra natural manufaturada, de forma quadrada ou retangular, disponível em vários tamanhos, utilizado para pavimentos, para cobrir solos e paredes.
Opus incertum
Técnica de construção, que consiste em instalar pedra natural cortada de forma irregular e assente com uma junta de cimento. Adequado para pavimentos exteriores, sendo também possível a sua utilização em muros.
Opus romano
Técnica de construção, que consiste em instalar pedra natural cortada em formatos retangulares e quadrados, cujas peças seguem um padrão de colocação. Adequada para pavimentos exteriores.
-
Instalação
Fachadas não ventiladas
O folheado de pedra natural é fixado ao muro, mediante um cimento-cola adequado ou âncoras mecânicas.
Fachadas ventiladas
Formadas por um revestimento flutuante, com uma câmara de ar e um isolamento térmico entre a pedra e o muro de suporte. Requerem uma estrutura, geralmente de madeira ou metálica, sobre a qual é colocada a pedra.
Junta de dilatação
Espaço que deverá deixar-se entre as uniões dos mosaicos, para permitir os movimentos normais da pedra natural com as variações de humidade e temperatura.
Pavimentos
Base horizontal de uma construção que cobre o solo, para que este seja firme e plano.
Revestimentos (Solo)
Revestimento de um piso com materiais como pedra natural. Quando se refere à circulação de veículos, recebe o nome de pavimento.