fbpx

As 5 principais tendências para a sua casa em 2023

08 2023

Está a pensar em iniciar um projecto ou renovação e está à procura de inspiração? Descubra as melhores tendências de design interior e exterior para a sua casa em 2023.

1. Materiais para poupança de energia

casa com painéis solares e fachada de pedra natural
Casa da influencer Sofía Suescun com fachada de Travertino

Não há dúvida de que, actualmente, as nossas vidas são marcadas pela poupança de energia. Isto não significa apenas uma mudança no nosso presente, mas estas melhorias que são implementadas em relação à eficiência energética estão aqui para ficar e trazer com elas um futuro mais sustentável.

Quando se trata de conceber um novo projecto ou de renovar a sua casa, os materiais duráveis que favorecem o isolamento térmico estão a tornar-se cada vez mais importantes, entre os quais se destaca a pedra natural. As propriedades intrínsecas da pedra em termos de inércia térmica e durabilidade fazem deste material uma das melhores escolhas para todos os tipos de aplicações e projectos.

Um estudo realizado em 2010 por PE International e Deutscher Naturwekstein (DNV), a associação alemã das pedras naturais, mostra que as fachadas de pedra natural têm um impacto ambiental consideravelmente menor – entre 60% e 175% – em comparação com outros materiais como o vidro.

casa moderna con fachada de pedra natural
Moradia com fachada de Calcário Paloma e Arenito Teka

Além disso, um dos principais elementos a ter em conta quando se fala em favorecer a poupança de energia é a instalação de Sistemas de Isolamento Térmico Externo (ETICS, pela sua sigla em inglês). Este método consiste em aderir um material isolante que cobre as paredes exteriores, sobre o qual é então instalado o revestimento da fachada.

Os sistemas ETICS ajudam a manter a temperatura interior, isolando do frio no Inverno e do calor no Verão, reduzindo os custos de energia e as despesas de ar condicionado. Para além de reduzir o custo das suas contas mensais e melhorar o conforto térmico interior da sua casa, ETICS também proporciona um maior espaço de construção. A sua instalação exterior significa que os diferentes espaços de qualquer edifício ou casa não reduzem a sua área útil de superfície aumentando o tamanho das paredes interiores.

moradia passivhaus con pedra natural
Casa Passivhaus com revestimento Stonepanel® Multicolor © Foto: Guillermo Allegrini

Há vários materiais que podem ser instalados como revestimento de fachadas com ETICS. Entre eles, destacam-se os painéis de pedra natural, Stonepanel®. Estes painéis fornecem as vantagens térmicas e técnicas da pedra natural, juntamente com a conveniência de um revestimento seguro e rápido de instalar.

Stonepanel® são painéis pré-montados de pedra natural sobre uma base de argamassa de cimento com fibra de vidro e uma âncora mecânica que proporciona uma instalação segura. Este revestimento é certificado para instalação exterior por vários organismos europeus como o BBA (Reino Unido), o CSTB (França) e o DIBT (Alemanha).

A utilização destes painéis de pedra natural também contribui até 26 pontospara a certificação LEED. Este certificado é um sistema internacional que avalia a sustentabilidade de casas e edifícios.

2. A natureza na sua casa

materiais naturais no design de interiores
Coluna Stonepanel® Sabbia na casa de Azahara Luque

A realidade actual que nos leva em busca de uma maior sustentabilidade e protecção do ecossistema traz consigo uma maior necessidade de ligação com a natureza. Seja através da decoração ou dos materiais escolhidos, as pessoas estão a tentar criar o seu próprio oásis natural na sua própria casa.

Tendências como o estilo Cottagecore começaram a surgir após a situação excepcional de 2020 e, não só estão aqui para ficar, como estão a reforçar a sua posição a cada ano que passa. Esta estética, que para alguns se torna mesmo um modo de vida, traz consigo elementos que proporcionam maior tranquilidade, sustentabilidade e simplicidade.

Por um lado, cada vez mais pessoas deixam a vida da cidade para trás e decidem comprar uma casa em locais menos agitados; e por outro, encontramos estes apartamentos e casas, em espaços mais cosmopolitas, com toques decorativos que lembram uma vida bucólica num ambiente rural que traz consigo a estética das casas de campo (cottages) e fazendas.

Vigas de madeira à vista, pedra com texturas naturais, plantas… e outros elementos decorativos típicos de uma atmosfera mais rústica. Esta tendência procura não só trazer elementos do exterior para dentro de casa, mas também criar um espaço que evoca tranquilidade e um certo romantismo estético através da utilização de elementos decorativos sustentáveis e amigos do ambiente.

Este amor pelo natural traz consigo claras tendências cromáticas com uma predisposição crescente para toda a gama de tons de terra. Do bege ao castanho, com uma menção especial para os tons acobreados de terracota ou os tons creme de pedras como o travertino.

design de interiores com materiais naturais
Sala de estar com revestimento de parede Stonepanel® Sabbia na casa de Azahara Luque

Dentro da casa da criadora de conteúdos Azahara Luque, podemos encontrar alguns destes elementos. Conhecida por promover um estilo de vida saudável e ecológico que promove a utilização de materiais sustentáveis, Azahara concebeu a parte central da sua casa, a sala-cozinha, com muitos elementos naturais presentes nos têxteis, mobiliário, vigas de madeira à vista ou pedra natural.

O revestimento do Stonepanel® Sabbia dá às paredes a textura natural da pedra que, juntamente com os tons beges dos painéis de pedra e da sala em geral, cria uma atmosfera de tranquilidade com toques rústicos.

Estes painéis de pedra natural são formados por peças de travertino, um dos materiais mais na moda em 2023 para revestimento do chão e das paredes da sua casa. Tanto que podemos encontrá-lo como revestimento de fachada, en caminhos de jardim e como revestimento de mobiliário na nova casa da influencer Sofía Suescun, que se inspirou em casas em La Finca, em Madrid, como a casa de Cristiano Ronaldo.

3. Cozinhas abertas com ilhas

cozinha aberta com ilha em pedra natural goiana
Cozinha aberta com ilha e bancada em Quartzito Goiana, colecção TERRA

A vida quotidiana nas nossas casas tem mudado nos últimos anos. Isto reflecte-se claramente nas novas tendências de 2023 na distribuição dos espaços domésticos. Desapareceram as cozinhas fechadas, separadas do resto da casa, onde quem cozinha está isolado do resto das salas.

É verdade que esta divisão dos espaços também se baseou na prevenção de cheiros de cozinha que invadissem a casa inteira. Contudo, as novas tecnologias na extracção e ventilação do ar evitam este problema. Isto, juntamente com a necessidade de criar espaços de convivência onde a sala de estar e a cozinha se juntam e, portanto, as pessoas que aí se encontram, significa que as cozinhas abertas com ilhas estão a tornar-se cada vez mais comuns.

ilha de cozinha em pedra natural
Ilha de cozinha com revestimento de pedra natural, Quartzito Alisia, colecção TERRA. © Fotografia: Javi Escobar

Esta estrutura central pode ser utilizada para dividir visualmente espaços, tais como a cozinha e a sala de jantar, ou para dividir áreas dentro da própria cozinha. Esta transição entre áreas significa que, por vezes, a ilha pode ser dividida entre um espaço de trabalho e uma área de bar com bancos onde se pode comer, beber ou socializar.

Uma ilha central proporciona uma maior sensação de amplitude. Os aparelhos e acessórios de cozinha, que ocupam espaço, estão normalmente dispostos nas bancadas e móveis junto à parede, deixando a área central livre. Este espaço, que inclui frequentemente uma área de cozedura ou um lavatório, tem uma utilização mais contínua do que as bancadas laterais, já que torna-se um espaço onde, cortar, organizar, cozinhar, etc.,

Com isto em mente, o material que cobre esta bancada de trabalho deve cumprir certas condições. Durabilidade, resistência a riscos, resistência a mudanças bruscas de temperatura… estas são apenas algumas das propriedades necessárias para uma superfície como esta para uso diário.

Entre os materiais mais notáveis que satisfazem estes requisitos estão o granito e o quartzito. O granito é um dos materiais mais notáveis em termos de resistência e durabilidade em bancadas de cozinha. A combinação da sua dureza e da sua resistência ao calor torna-o um dos melhores aliados para superfícies de cozinha. Por outro lado, encontramos o quartzito, que poderia ser descrito como a união entre as vantagens do granito e a beleza do mármore.

Em ambos os casos, existe uma grande variedade de cores, acabamentos e materiais por onde escolher. Se quiser saber mais e descobrir alguns dos granitos e quartzitos mais exclusivos, não hesite em explorar a colecção Terra by Cupa Stone.

rovere buckskin bancada cozinha
Bancada com Rovere Buckskin

Por outro lado, também encontramos materiais para bancadas como o Rovere Buckskin da Sapienstone, distribuído em Portugal pela Cupa Stone, com um desenho de imitação de madeira. Para além das vantagens de um porcelanato como este, a sua tonalidade ajuda a trazer para a sua cozinha os tons beges, mencionados acima como uma tendência en 2023, e a estética natural que traz o exterior para o interior.

4. Formas orgânicas e linhas curvas

espaço Gira en Casa decor 2022 com barra de pedra natural
Espaço Gira por The Room Studio, Casa Decor 2022. © Fotografia: Nacho Uribesalazar

Como já podíamos começar a vislumbrar en 2022, as linhas curvas começam a estar mais presentes em todos os espaços da nossa casa. Estas formas elegantes e sinuosas estão a tornar-se uma clara tendência no design de interiores para a sua casa em 2023.

Entre as novidades, encontramos que estas linhas curvas não permanecem apenas no mobiliário, mas são transferidas para o design de paredes, pavimentos e tectos, com formas orgânicas que trazem maior dinamismo a qualquer sala.

Um exemplo claro desta tendência é o espaço Gira, “The Last Dance”, concebido pelo The Room Studio em Casa Decor 2022. As curvas estendem-se através do tecto e através das formas orgânicas das paredes e mobiliário, criando um espaço harmonioso e fluido, coroado por uma barra com arestas arredondadas na Calacatta Viola.

Destaca-se tambén, como mencionado acima, a utilização da gama de tons de terra, juntamente com a utilização de materiais naturais como a madeira ou pedra natural, também presentes no chão na Caliza Paloma ou na parede traseira na Caliza Campaspero.

Também encontramos estas linhas curvas em elementos arquitectónicos tais como arcos, que retornam tanto para dividir espaços como como elementos decorativos. Nestes casos, podemos ver o arco revestido com Stonepanel® Sabbia, que divide a entrada e a sala de estar da casa da influencer Azahara Luque, e os arcos do espaço Alma por SixtyPro em Marbella Design & Art, desenhado por Javi Escobar e coroado por uma ilha central em quartzito de Alisia.

mesa redonda de pedra natural beatriz silveira
Mesa Quartzito Alisia, colecção TERRA, na sala de exposições de Beatriz Silveira.

Por outro lado, mesas auxiliares e mesas centrais redondas estão também a ganhar destaque, dando maior amplitude às salas de jantar e salas de estar, favorecendo a circulação em qualquer sala. Seguindo esta tendência, encontramos mesas como a que coroa a sala de jantar no showroom da designer de interiores Beatriz Silveira, revestida em quartzito Alisia.

5. As vantagens de renovar em vez de construir

casa renovada com fachada de pedra
Casa renovada com fachada de pedra natural

No mundo de hoje, onde as pessoas estão cada vez mais conscientes de como a vida quotidiana afecta o nosso ambiente, é importante considerar uma série de factores antes de responder à pergunta: é melhor construir uma casa nova ou renovar uma casa antiga?

O Royal Institute of British Architects recomendou, já em 2021, que a renovação de edifícios e casas deveria ter prioridade sobre a demolição e subsequente nova construção. Esta equação deve ter em conta a grande quantidade de resíduos gerados pela demolição e o facto de as novas construções serem responsáveis por 40% das emissões de carbono no Reino Unido.

Contudo, há muitos outros factores que afectam o processo de tomada de decisão que nos podem fazer escolher uma opção ou outra. Ao decidir se se deve iniciar uma nova construção ou remodelar, outros elementos como a idade da casa, custos, eficiência energética, etc., devem ser considerados.

sofia suescun sustentável casa com fachada de pedra natural
Casa da Sofía Suescun com fachada em Travertino

Como mencionámos anteriormente, existem casas novas que se destacam pela sua sustentabilidade, como a Villa Paraíso da influencer Sofia Suescun. Desde os painéis solares que fornecem auto-suficiência energética, até à pedra natural da sua fachada que ajuda a favorecer a poupança térmica e energética, é um claro exemplo de novas construções eficientes.

No entanto, existe uma clara tendência actual para a renovação dos espaços. Desde a restauração de mobiliário até à renovação de casas e quartos. Dentro desta tendência, encontramos casos como esta casa unifamiliar realizada pela ARESAN Proyectos y Obras e Santafé Arquitectos.

Mantendo a configuração e estrutura originais, mas modificando consideravelmente os elementos de desenho, criaram uma casa que parece completamente nova. Entre os elementos que mais se destacam está a sua fachada marcante em tons acinzentados, revestida em Ardósia Celeste. “Gostamos que as nossas obras durem no tempo”, diz Borja Santafé em relação à escolha da pedra natural para o revestimento exterior.

Outra das renovações mais notáveis é Villa Felicidad de Azahara Luque. A casa não só foi renovada, como também deu prioridade à utilização de materiais sustentáveis e naturais, como mencionado acima, e criou uma maior sensação de amplitude graças a ter uma cozinha de planta aberta com uma ilha.

Compartilhar artigo

Facebook Twitter Pinterest Linkedin Houzz

Você precisa de aconselhamento com seu projeto?
Nós te ajudamos

+
Imagem
Peça um orzamento